26 de julho de 2017

Mistério da carta de Abraham Lincoln terá sido finalmente resolvido



Abraham Lincoln, o 16.º presidente dos EUA


Linguistas forenses acreditam ter resolvido o mistério da famosa “Carta Bixby”, datada da era da Guerra Civil norte-americana, que historiadores atribuem ao presidente Abraham Lincoln. Mas afinal, não terá sido ele a escrevê-la.

 Conhecida como a “Carta Bixby” e datada de 1864, esta missiva foi enviada a uma mãe de Boston, Lydia Bixby, para a confortar pela perda dos seus cinco filhos na guerra civil norte-americana.

Assinada A. Lincoln, a carta sempre foi atribuída ao 16.º presidente dos EUA, mas havia também suspeitas de que poderia ter sido escrita pelo seu secretário, John Hay. Uma equipa de linguistas forenses das Universidades de Manchester e de Aston, no Reino Unido, recorreu a tecnologia de ponta para desfazer o mistério, e concluiu com 90% de certeza que a mão que escreveu a carta foi a de Hay.

Os investigadores aproveitaram uma técnica que procura sequências linguísticas e que ajudou a desvendar que o escritor Robert Galbraith, autor do livro “The Cuckoo’s Calling”, é, na verdade, JK Rowling, a famosa autor da saga “Harry Potter”.

A partir desta técnica, os investigadores desenvolveram uma série de programas de computador para analisar centenas de textos escritos por Lincoln e Hay. Depois de testar 1000 textos, 500 de cada um, concluíram que foi o secretário de Lincoln que escreveu a carta, informa a Universidade de Manchester em comunicado.




“Carta Bixby”


“A maior parte do que vemos na carta Bixby encontra-se na escrita de Hay, mas não na de Lincoln”, esclarece Andrea Nini, investigador da Universidade de Manchester envolvido na pesquisa, em declarações à Fox News.

A carta original está desaparecida há mais de 100 anos e a análise teve que ser feita a partir de uma das reproduções existentes, o que foi apenas um dos desafios enfrentados pelos investigadores.

“Muitas vezes, casos históricos de disputa de autoria envolvem textos muito longos e há várias técnicas, muito bem testadas, que podem ser aplicadas para resolver esses problemas”, explica Nini.

“Mas por causa do seu tamanho curto, a “carta Bixby” apresentava muitos desafios e tivemos que inventar um método completamente novo para a analisar”, diz Andrea Nini.

A história dos irmãos Bixby, que deu origem à carta, sofreu uma actualização, em 2008, que aponta para um cenário um pouco diferente da trágica versão original. É que apenas dois dos filhos Bixby terão morrido na guerra, enquanto um terceiro terá desertado, um quarto terá sido feito prisioneiro e do quinto não se sabe nada.

A “carta Bixby” ficou sobretudo conhecida depois do filme de 1998 “Saving Private Ryan” (Salvar o Soldado Ryan), de Steven Spielberg, com Tom Hanks no papel principal.


Zap.aeiou, 22 de Julho de 2017