8 de janeiro de 2011

Moçambique: Nasce um “grupo Anti-Frelimo” no Facebook


Movimento de contestação ao regime

Nasce um “grupo Anti-Frelimo” no Facebook

Maputo (Canalmoz) – Foi criado na maior rede social da Internet, o Facebook, um movimento de pessoas que se declaram anti-frelimistas. O Grupo é denominado “Anti-Frelimo” e diz não suportar o nível de vida faustosa, alegadamente proveniente da corrupção, levada pelos membros do Governo da Frelimo, perante a miséria do povo.
“Somos um grupo de pessoas que não suporta o nível de vida a que o povo moçambicano está sujeito. Não se pode explicar como um país com imensos recursos naturais não consegue criar melhores condições para a grande maioria do seu povo. Moçambique tem 35 anos de miséria. A qualidade de vida é precária, mas os homens que governam este país esbanjam na cara do povo a sua riqueza, conquistada através de actos ligados à corrupção”. É com este discurso que o incomum grupo se apresenta, e está a ganhar simpatias na Internet.
O grupo faz até convite a todos que sentem que o nível de vida da esmagadora maioria dos moçambicanos poderia ser diferente e melhor se não fossem as políticas da Frelimo. “Vamo-nos erguer e fazer uma campanha por uma vida melhor, opondo-se ao partido do «batuque e da maçaroca» ”, está lançado o convite no Facebook.
No mural da irreverente agremiação Anti-Frelimo, estão publicadas apenas informações que foram veiculadas pelos órgãos de comunicação social, versando sobre a corrupção e outras falcatruas, envolvendo membros do Governo.
Questiona-se igualmente alguns factos que nunca tiveram devido seguimento ou esclarecimento. Tal é o caso dos Telegramas publicados pelo portal Wikileaks que acusam altas figuras do Estado e do partido Frelimo, incluindo o próprio chefe de Estado de colaborarem com o narcotráfico. Portanto, é um grupo que manifestamente diz “não ao batuque e maçaroca”. Apenas publica-se informação das infâmias da Frelimo.
A cara do grupo Anti-Frelimo é uma bandeira do partido Frelimo e um bem visível “X” vermelho, sobreposto ao batuque e a maçaroca.
Não existem, na página, informações sobre a data da criação do grupo nem dos gestores da referida página no Facebook, mas o certo é que a página tem a cada dia que passa, mais informação das máculas dos dirigentes da Frelimo e do Governo, assim como seguidores devidamente identificados.

(Redacção)

2011-01-07