8 de janeiro de 2011

Autoridades tailandesas confiscam pontas de elefante provenientes de Moçambique

Contrabando de Marfim

Autoridades tailandesas confiscam pontas de elefante provenientes de Moçambique

Pretoria (Canalmoz) - De acordo com um despacho da AFP, as autoridades tailandesas anunciaram ontem ter confiscado 69 pontas de elefante e quatro peças de marfim que haviam sido contrabandeadas de Moçambique. O marfim, com um valor superior a 300.000 dólares, foi detectado em duas caixas no Aeroporto de Suvarnabhumi, em Banguecoque.

O departamento de alfândegas da Tailândia referiu que o carregamento, com um peso de 435 kg, tinha como destino o vizinho Laos, acrescentando que isso era um estratagema visando “ludibriar as autoridades pois o marfim voltaria a entrar em território tailandês”.

Segundo a agência de notícias francesa, não foram ainda efectuadas detenções uma vez que ninguém compareceu a reclamar a encomenda.

A Tailândia é usada como ponto de trânsito para o tráfico de espécies protegidas. Trata-se de uma prática ilegal ao abrigo das leis internacionais, incluindo a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES). Moçambique aderiu a esta convenção em 1981.

(Redacção)

2011-01-07