6 de março de 2010

Robert Mugabe de 86 anos, disposto a candidatar-se às próximas eleições


As próximas eleições: Mugabe disposto a candidatar-se

O Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, 86 anos, afirmou quinta-feira, em Harare, que está disposto a candidatar-se às próximas eleições, se o seu partido, a ZANU-PF, o desejar.

“Se a ZANU-PF (o seu partido) disser sim, apresentar-me-ei”, disse Mugabe durante uma conferência de imprensa.

Há um ano, depois de uma grave crise económica e política, foi obrigado a partilhar o poder com o seu antigo rival, Morgan Tsivangirai, que se tornou no Primeiro-Ministro.

A formação do Governo de Unidade Nacional (GUN), empossado em Fevereiro do ano passado, permitiu acabar com uma hiper-inflação inédita e fazer regressar os doadores internacionais.

Tsvangirai reclamou recentemente a realização de eleições, face aos bloqueios ao Governo e no país.
Segundo o acordo que conduziu à formação do GUN, as próximas eleições devem desenrolar-se no quadro de uma nova Constituição. A redacção desta está a ser feita, mas de forma lenta devido a certas divergências entre a ZANU-PF e o MDC (de Tsvangirai), os dois partidos que integram o Executivo.

Os trabalhos da elaboração de um novo texto constitucional foram interrompidos em Janeiro, para permitir uma maior participação do público.

Mugabe já disse que as eleições serão “um produto da redacção da Constituição”.

“Se conseguirmos levar o processo até ao fim, haverá uma eleição; se não o conseguirmos, haverá uma eleição na mesma”, disse Mugabe que conta agora com 86 anos.

O próximo escrutínio está previsto para 2012, no fim do mandato do GUN.

BOAS RELAÇÕES COM OS CONSERVADORES

Por outro lado, Mugabe declarou que o seu país terá boas relações com o Reino Unido, se os Conservadores ganharem as próximas eleições.

"Teremos boas relações com os britânicos com os conservadores, e não com os trabalhistas”, declarou Mugabe, na conferência de imprensa.

No mesmo dia em Londres, o Primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, reafirmou que a Grã-Bretanha deseja progressos democráticos no Zimbabwe, antes de dar uma resposta favorável ao pedido de levantamento de sanções da União Europeia (EU).

“Os conservadores são audazes”, enquanto os trabalhistas de Tony Blair (ex-Primeiro-ministro) e Gordon Brown”, saem em coro quando me vêem, esses idiotas não sabem se comportar”, afirmou o chefe de Estado zimbabweano que clama pelo levantamento de sanções.

Nós estaremos facilitados com (o chefe dos conservadores David) Cameron) do que com Brown”, prosseguiu Mugabe.

As relações entre o Zimbabwe e a antiga potência colonial estão tensas há 10 anos, após o lançamento de uma controversa reforma agrária.

Maputo, Sábado, 6 de Março de 2010:: Notícias