5 de março de 2010

Embaixada de Portugal Insulta a Comunidade Indiana de Mocambique


Hindus portugueses residentes em Moçambique indignados com Embaixada de Portugal

Maputo (Canalmoz) – A “Embaixada de Portugal Insulta a Comunidade Indiana de Mocambique”. É o título de uma nota de protesto enviada à nossa Redacção por email, nota essa também enviada para endereços email de outros jornais.
A nota começa por referir o assunto versado. “Assunto: Membros Revoltados da Comunidade Indiana em Mocambique contra Embaixada de Portugal em Mocambique”. E logo a seguir lê-se o que passamos a transcrever na íntegra:
“Exmo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Dr Luís Filipe Marques Amado; Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação; Dr João Titterington Gomes Cravinho. Ontem dia 2 de Março, Portugueses residentes em Mocambique da comunidade Hindu levantaram o convite para o Almoço de Recepção com o Presidente José Socrates que se realiza no dia 3 de Março, no Hotel Indy Village de Maputo”.
No final do convite mencionam o tipo de traje a usar para a recepção:
“Traje: Fato Escuro
Vestido Curto
Queremos aproveitar esta oportunidade para contestar este tipo de recomendação às senhoras (VESTIDO CURTO), é um insulto a Comunidade Hindu e Muçulmana de Mocambique, dado que como portugueses a lei portuguesa contempla o respeito pela religião, cultura e convicção politica.
Queremos lembrar que na religião hindu e muçulmana não é permitido o uso de VESTIDO CURTO.
Este tipo de provocação, só elucida que staff da Embaixada de Portugal em Mocambique, são ignorantes, incompetentes, racistas, em pleno século XXI e que devemos exigir responsabilidades para esta vergonhosa frase VESTIDO CURTO numa recepção de um Presidente de Portugal não volte a repetir”.
O email está assinado como sendo de “Membros Revoltados da Comunidade Hindu em Moçambique contra Embaixada de Portugal em Moçambique”.
De notar apenas que o primeiro-ministro da República Portuguesa, José Sócrates, termina hoje a visita de três dias que está a efectuar a Moçambique.
Contamos na próxima edição poder trazer os esclarecimentos da Embaixada de Portugal em Maputo sobre esta reacção da comunidade portuguesa Hindu em Moçambique, caso a referida representação diplomática queira fazê-lo.

(Redacção)
2010-03-05