26 de fevereiro de 2010

Moçambique: Parque Nacional da Gorongosa a bom ritmo


Restauração da Fauna

Parque da Gorongosa a bom ritmo

O Governo reconhece o esforço dos trabalhadores do Parque Nacional da Gorongosa (PNG), em Sofala, na restauração da fauna bravia e das infra-estruturas destruídas durante a guerra dos 16 anos (terminada em 1992).

O facto foi dado a conhecer pelo Vice-Ministro do Turismo, Rosário Mualeia, que recentemente visitou o Parque Nacional da Gorongosa, noticiou a edição online da Rádio Moçambique, citando o Departamento de Comunicação do PNG.

Rosário Mualeia, que se reuniu com trabalhadores, dirigentes do Comité Sindical e direcção dessa área de conservação no Acampamento de Safaris de Chitengo, agradeceu a colaboração de todos na vigilância e combate à caça furtiva, um mal que atenta sobremaneira a integridade da conservação em Moçambique.

Também destacou a importância económica do ecoturismo, que é uma actividade voltada para a apreciação de ecossistemas no seu estado natural, com a sua vida selvagem e população nativa intactos, bem como do turismo em geral para o país.

Paralelamente, Mualeia ouviu também dos assistentes palavras de comprometimento no controlo da caça furtiva, na restauração do PNG e em outras acções que visam o desenvolvimento do parque e populações circunvizinhas, bem como alguns dos principais anseios da classe dos trabalhadores que, no geral, são inquietações comuns a todos os trabalham em Moçambique.

O vice-ministro do Turismo visitou e “ficou maravilhado com as obras de construção, sobretudo da singularidade no que tange à arquitectura do Centro de Educação Ambiental”.

Maputo, Sexta-Feira, 26 de Fevereiro de 2010:: Notícias