26 de fevereiro de 2010

Cabo Verde: Cidade Velha terá sinalização e mapeamento turísticos


Cidade Velha património mundial terá sinalização e mapeamento turísticos

Cidade da Praia, 26 Fev (Inforpress) - O Plano Estratégico do Turismo, aprovado recentemente pelo Governo, propõe a sinalização e o mapeamento turísticos da Cidade Velha, declarada património mundial da humanidade pela UNESCO em Junho de 2009.

O projecto, que abrangerá também as outras câmaras municipais do país, visa dar visibilidade a todas as zonas de interesse turístico da Cidade Velha, no município da Ribeira Grande de Santiago.

Em declarações à Inforpress, o director-geral do turismo, Carlos Pires Ferreira, disse que pelo estatuto que a Cidade Velha conquistou será objecto de uma “sinalética específica”.

O projecto de sinalização interpretativa é uma forma de comunicação entre a população e a história da cidade, através dos monumentos históricos.


“Através da sinalização, o morador ou turista pode entender a importância de um marco histórico presente no concelho", afirma Carlos Ferreira.

O método de confecção e instalação de placas de sinalização turística é proposto pelo Ministério da Cultura, a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago e a Direcção Geral de Turismo.

“Vamos fazer uma profunda inventariação dos recursos turísticos da Cidade Velha e torna-la, de facto, um produto turístico de excelência e qualidade”.

A Cidade Velha defendeu Carlos Ferreira, “tem um potencial turístico enorme que precisa de ser trabalhada na perspectiva do seu desenvolvimento”.

O mapeamento turístico, por outro lado, tem como principal objectivo levantar informações sobre os diversos segmentos que compõe o sector, definindo a oferta turística real do município.

Mapear significa registar, relacionar, contar e conhecer aquilo de que dispõe um município, uma cidade, um país e gerar informações para que seja possível planear e fazer com que o turismo realmente beneficie as populações.

De acordo com as normas, o mapeamento é um registro completo do sector turístico e é dividido em várias categorias, como sítios históricos, meios de hospedagem, aeroporto, agências de viagem e turismo, atractivos naturais, comércio turístico, postos de táxi, empreendimentos rurais com fins turísticos e empresas e serviços de comunicação.


Espaços culturais, eventos de interesse turístico, informações geográficas e históricas, informações sócio-económicas, infra-estrutura básica, instituições históricas e culturais; monumentos, produção artesanal, serviços bancário, de alimentação, saúde e segurança, são entre outras categorias de serviços.

Situada a 15 quilómetros a oeste da cidade da Praia, capital de Cabo Verde, a Cidade Velha é considerada a primeira cidade construída pelos europeus, neste caso os portugueses, nos trópicos.

A cidade, que tem no mar a sua principal função, foi erigida no século XV para servir de ponto de abastecimento para o comércio de escravos entre a África e a América.

JL
Inforpress/Fim, 26 de Fevereiro de 2010