1 de janeiro de 2010

União Soviética: O nascimento de um país



União Soviética: o nascimento de um país

A 30 de Dezembro de 1922, representantes das delegações da Rússia, da Federação Transcaucasiana, da Ucrânia e da Bielorússia criaram formalmente a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. A revolução socialista, que tinha posto fim ao regime dos czares, liquidado a família imperial de Nicolau II e vencido os restantes adversários na guerra civil, tinha agora a casa arrumada para pôr em prática o modelo de sociedade e de economia que se propusera, num território que correspondia aproximadamente ao antigo império da Rússia.

O novo regime prometia uma nova era para as classes trabalhadoras. O modelo de organização do Estado assentava nos chamados sovietes - conselhos locais de operários, cujos representantes se reuniam no Congresso dos Sovietes, órgão que exercia o poder efectivo, de forma centralista.


A URSS foi o primeiro Estado com uma constituição socialista, comunista, e, assim, tubo de ensaio e modelo para outras nações que, ao longo das décadas, procuraram a via do socialismo.

Vladimir Lenine, um dos líderes da revolução, tinha já a saúde debilitada quando a URSS foi constituída. O processo de transferência de poder tinha começado meses antes, e Estaline tinha-se tornado secretário-geral do partido. Vários líderes mundiais, que temiam a Rússia revolucionária de Lenine, viram-se depois a braços com o novo líder, cujas políticas endureceram as relações internacionais e deram origem à Guerra Fria.

Ao longo de praticamente 70 anos, a URSS tornou-se um dos estados mais poderosos do mundo, com o território e a área de influência alargados após a II Guerra Mundial. A sua rivalidade com os Estados Unidos fez-se sentir a todos os níveis: na ideologia, nas alianças da política internacional, na exploração espacial, no desporto.

A União Soviética teve fim oficial, curiosamente, também num final de Dezembro, em 1991. As tentativas de Gorbachov de salvar o país da falência económica acabaram por trazer à superfície as muitas debilidades do sistema soviético, que colapsou, arrastando consigo os restantes países comunistas europeus. Foi o fim de uma época.

30 de Dezembro de 2009