28 de janeiro de 2010

LEGO: a brincar desde 1958



LEGO: a brincar desde 1958

Se hoje comprarmos peças de LEGO novas e tentarmos montá-las com peças de há 50 anos, elas ainda são compatíveis. Este é provavelmente um dos segredos do sucesso da LEGO. Dizer que a indústria dos brinquedos tem de se renovar permanentemente, como tantas outras, é um lugar comum. Mas a LEGO dá aos seus fãs (nem todos crianças) a segurança de saber que as peças que compram nunca vão passar à história: basta montá-las de outra maneira para se ter um novo brinquedo. O limite é o da imaginação.

A ideia de um sistema de peças de vários tamanhos e cores, que se podiam montar num número incalculável de combinações, foi de Godtfred Kirk Christiansen, filho do fundador da LEGO. A marca LEGO (do dinamarquês LEG GODT, "brinca bem") tinha surgiu em 1932 pela mão do carpinteiro Ole Kirk Christiansen, que fazia brinquedos em madeira. Christiansen (filho) patenteou o modelo das peças montáveis a 28 de Janeiro de 1958, e desde então a LEGO não parou de crescer.

Depois das peças, surgiram as personagens; depois, os robots; e, por fim, os produtos licenciados, associados a histórias (Star Wars, Indiana Jones). Em 2000, a Fortune considerou os LEGO o "Brinquedo do Século" - à frente de rivais como a Barbie ou o clássico ursinho de peluche. E em 2008, ano de recessão, a LEGO continuou a crescer.

A receita parece ser simples: versatilidade, durabilidade. E muita cor.

26 de Janeiro de 2010