1 de janeiro de 2010

Casa Poporului - um dos legados de Ceausescu



Casa Poporului - um dos legados de Ceausescu

Há 20 anos Ceausescu e a mulher foram fuzilados. Foi em 25 de Dezembro de 1989. Os romenos assumiram o poder nas ruas de Bucareste e o ditador fugiu num helicóptero. Por pouco tempo. Após a simulação de uma avaria, o piloto entregou o casal às forças armadas.

O legado foi aterrador. Pobreza, assassínios em massa, um número indeterminado de órfãos. Além de histórias que vão ficar na História de um casal obsessivo, louco. Até a série Dallas foi censurada, devido ao ciúme provocado em Elena Petrescu, a mulher de Ceausescu, por estar a ser ultrapassada em popularidade.

No legado do ditador existe uma obra que sintetiza o seu autor: o Palácio do Parlamento, antes designado Casa Poporului.


Como sinal de uma nova era, edificou um Palácio gigantesco: 350.000 m² . É o maior palácio do mundo. Maior, só o Pentágono.

O Palácio do Parlamento começou a ser construído em 1980 e terminou após a queda do regime, em 1989. Ceausescu nunca o utilizou. Na verdade, a primeira utilização foi feita por Michael Jackson na varanda principal. Também ficou conhecida esta utilização porque, perante uma multidão, enganou-se e disse “Hello, Budapeste”.

Muitas pessoas morreram na construção do edifício. O ditador acompanhou a construção, mandou refazer muitas partes e exigiu sempre a utilização de materiais da Roménia.

Parte da estrutura (uma área muito pequena) pode ser visitada. No edifício funcionam o Parlamento e um museu.

23 de Dezembro de 2009