11 de dezembro de 2009

Moçambique: Seminário pelos 75 anos do Arquivo Histórico



Seminário pelos 75 anos do Arquivo Histórico

Um seminário alusivo à celebração do 75º aniversário da criação do Arquivo Histórico de Moçambique teve lugar ontem em Maputo, visando a reflexão sobre diversos aspectos de natureza arquivística.

O seminário, que decorreu sob o lema “Desafios da Gestão Arquivística na era digital”, teve lugar no Museu da História Natural, onde foram discutidos vários temas, todos concorrendo para a perspectiva de uma gestão sustentável do Arquivo Histórico de Moçambique.

A realização deste seminário tem como objectivo principal discutir a problemática da gestão arquivística, em busca da actualização das facilidades e serviços de arquivos e tendo como base as práticas e a inovação na área arquivística.


Num momento caracterizado pela efervescência arquivística provocada pela expansão da produção documental, associada ao uso intensivo das novas tecnologias de informação e comunicação, o Arquivo Histórico de Moçambique centra-se nos desafios da gestão arquivística na era digital em comemoração ao seu septuagésimo quinto aniversário de existência como instituição arquivística de âmbito nacional.

“A gestão arquivística na era digital e suas abordagens constitui um desafio tanto para os organismos produtores dos documentos quanto para os profissionais ligados à gestão da informação arquivística em seus diferentes contextos e contornos”, refere um documento do Arquivo Histórico de Moçambique, que fala sobre o assunto.

O desafio, avança, situa-se na complexidade e abrangência dos aspectos técnicos e sócio-profissionais inerentes à problemática da gestão arquivística no actual ambiente, moldado pelas tecnologias de informação e comunicação.

O programa do seminário foi estruturado em seis apresentações que foram proferidas por António Sopa, que fez uma “Carta aos documentalistas vindouros”. Cristina Manguele fez uma abordagem sobre o tema “O controlo da circulação e recuperação dos documentos nos arquivos municipais”, enquanto Rafael Nharreluga falou do “Governo electrónico em Moçambique: uma reflexão sobre políticas públicas de informação”.

Moisés Chongo dissertou sobre “Transição para suportes digitais: um adeus ao primitivo?”, sendo que Chapane Mutiua apresentou o tema “Projecto de tradução e digitalização de manuscritos árabes do Norte de Moçambique no Arquivo Histórico de Moçambique”.

“Microfil e a digitalização de documentos em Moçambique” foi tema apresentado por Pedro Guedes.

Maputo, Sexta-Feira, 11 de Dezembro de 2009:: Notícias