20 de outubro de 2009

Moçambique: Em Manica, Guebuza nasce com dentes e mexe com Inchope

Em Manica: Guebuza nasce com dentes e mexe com Inchope Chimoio (Canalmoz) –Um menor recém-nascido, agora com pelo menos três semanas de vida, ao qual os progenitores decidiram baptizá-lo com o nome do actual chefe do Estado moçambicano, Armando Emílio Guebuza, está a dar que falar em Manica por se dizer que já nasceu com dois dentes. O caso deu-se na localidade de Mukonha, no posto administrativo de Inchope, distrito de Gôndola, província de Manica.
Segundo o chefe comunitário do Inchope, este caso constitui o primeiro de que há registo na história desta localidade. E quiçá do País todo, pelo menos que seja do conhecimento público, alega o líder da localidade, Tomás Nhamukonha.
O menor em causa, de acordo com os progenitores, nasceu a 30 do mês de Setembro passado, de um parto prematuro de 8 meses.
O parto foi caseiro.
O bebé quando nasceu pesava 3.700 KG, calculados através de uma balança tradicional usada no dia do seu nascimento.
Isabel Bitoni, mãe do bebé, afirmou a nossa reportagem que no dia trinta do mês passado ela viu se forçada a dar à luz na sua própria residência, devido à distância que a separa do posto de saúde de Inchope, o mais próximo das sua residência, e explicou que lhe faltava um mês para a data prevista para o parto.
“Fui forçada a dar à luz em casa, porque já não aguentava mais com as dores”, disse a mãe do pequeno Guebuza, que acrescentou: “este bebé nasceu com um mês em falta para um parto normal”.
O bebé em causa não dispõe de nenhum enxoval para vestir e em tempo de eleições não há nada melhor que lhe dar um nome pomposo para que algo apareça. Os seus pais não dispõem de fundos para cuidar da criança, tal como laias milhares de famílias em todo o país. O bebé está coberto com uma capulana, a única que a mãe dispõe. Há três semanas que vive só com uma capulana. É o retrato perfeito de um país onde se continua a nascer sem condições apesar do fausto em que vivem algumas figuras no País.
O Canalmoz contactou as autoridades médicas da região para questioná-las sobre o pormenor da criança já ter nascido com dois dentes. Estas afirmaram tratar-se de “um caso inédito”. “É o primeiro caso a se registar a nível da província de Manica”, dizem. Mas avançam que “pode estar relacionado com a origem genética dos progenitores”. Afinal nada de especial. O que de especial pode haver nisto é que há um novo Guebuza em Manica, este vivendo numa nas mais penosas misérias. (José Jeco) 2009-10-20