2 de outubro de 2009

Moçambique: Cantora cabo-verdiana, Lura, actua hoje em Maputo


Música - Cabo-Verdiana Lura actua hoje em Maputo A cantora cabo-verdiana, Lura, está em Maputo para um concerto de apresentação do novo disco intitulado “Eclipse”. O disco é constituído por 13 temas e integra trabalhos de vários compositores na sua grande maioria cabo-verdianos como Michel, B. Leza, Mário Lúcio Toy Vieira, do falecido Orlando Pantera, Alfredo Gomes Monteiro ou o italiano Giacomo Pedicini, entre outros. Em relação aos estilos musicais Lura adianta: “São diferentes ritmos de Cabo Verde diluídos em ritmos que foram sendo criados à medida que o trabalho no estúdio se foi desenvolvendo. Mas temos morna – há aliás um encontro da morna com o fado tocado pela guitarra de Pedro Castro – funaná, coladera, tango, funkie. É uma grande mistura.” Lura não tem dúvidas que a sua grande fonte de inspiração “é a vida, dia-a-dia, as pequenas e grandes coisas da vida e sobretudo Cabo Verde. Estou a fazer um percurso de regresso às minhas origens, cantando coisas que têm a ver com a minha cultura, com a história dos meus pais, dos meus avós, essa é a minha grande inspiração.” De Moçambique confessou que “é sempre um prazer regressar e ver que as pessoas conhecem as minhas músicas. Sinto-me em casa. É uma honra cantar para vocês”, rematou. Recorde-se que este novo trabalho de Lura – é o quarto álbum – foi gravado em estúdios de Lisboa, Cidade da Praia, Bruxelas, Paris e Nápoles (Itália), surgindo três anos após "M'bem di Fora", disco que a consagrou como uma das novas e mais bem sucedidas cantoras de Cabo Verde. A cantora actua hoje, às 21,45, na sala da Centro Cultural Universitário da EUM, em Maputo. Cristóvão Araújo SAPO MZ, 02 de Outubro de 2009