28 de maio de 2009

Festival Internacional de Publicidade de Maputo termina em apoteose

Festival Internacional de Publicidade de Maputo termina em apoteose Encerrou ontem, com um jantar de gala, a 4ª Edição do Festival Internacional de Publicidade de Maputo. A cerimónia, realizada no complexo Indy Village, destinou-se à entrega dos prémios ‘Concha de Prata’ e ‘Concha de Ouro’, este último o mais importante do certame. A agência Executive Center de Angola foi quem mais arrebatou o troféu ‘Concha de Ouro’ num total de nove, nas diversas categorias como Print, Outdoor, Rádio, TV Cinema, Campanha e Campanha Integrada, tendo em algumas delas conquistado mais do que um prémio, escapando-lhe apenas a categoria Internet, cujo troféu foi conquistado pela agência Djomba de Portugal. A agência moçambicana Golo mostrou ser uma boa corredora de fundo tendo vencido a ‘Concha de Ouro’ na categoria de Campanha (TV) e Campanha Integrada com o título “Verdade em cada palavra”, onde anunciava o único periódico gratuito no país, o jornal @ Verdade. À margem do evento, o Sapo MZ falou com Mário Ferro, presidente da AMEP (Associação Moçambicana de Agências de Publicidade). No momento do balanço Ferra realçou: “O festival está a ser um êxito. Está a decorrer de uma forma magnífica e o sucesso não é só ditado pelos resultados mas sobretudo pelo interesse manifestado pelos parceiros, agências de publicidade e por outras entidades que nos apoiaram. O evento está a crescer de ano para ano e esperamos que o sonho seja totalmente concretizado em 2015 quando Maputo for a capital da publicidade em África. Este é o grande objectivo do festival.” Sobre se a actual crise financeira terá afectado o evento, Ferro foi peremptório: “De maneira nenhuma, antes pelo contrário. Em termos de parcerias nunca tivemos tantas, isto significa que a tão badalada crise económico-financeira internacional não teve quaisquer reflexos no evento, antes pelo contrário porque as pessoas já entenderam que comunicar é crescer.” À despedida Mário Ferro prometeu que a 5ª Edição será, na sequência do que vem acontecendo todos os anos, ainda melhor do que foi a 4ª. “Basta olharmos para o panorama da comunicação no país para observarmos o crescimento que se tem vindo a registar. Hoje existem muito mais órgãos de comunicação do que havia há meia dúzia de anos. Hoje existem quatro estações de televisão e a publicidade tem dado um importante contributo financeiro para que esses órgãos possam existir. E é ainda com a existência destes órgãos que se aprofunda a democracia se alarga o leque de liberdade de opinião e discussão. Penso que estamos no bom caminho.” Cristóvão Araújo Sapo MZ, 28 de Maio de 2009